Fonte: www.tdvadilho.com

Making Of de 'Os Vendedores de Futuro Estão Sempre à Disposição'

Making Of

 |  Historietas

 |  5 minutos

Fotografia de alguns dos rascunhos do Sr.Bola de Neve e do caderno com os escritos iniciais. ©Thiago David Vadilho (TD Vadilho) (www.tdvadilho.com) -noai-noimageai
Os vendedores de futuro estão sempre à disposição; e uma parte considerável deles usa o LinkedIN como rede de expressão...

A ideia da historieta #3 surgiu depois de passar algum tempo lendo postagens no linkedIN. Uma rede social maravilhosa que… Mentira! A verdade é que:

Eu Não Gosto do LinkedIN e muito menos de IA

É, eu não gosto do LinkedIN, nunca gostei e, se não fosse por estar tentando fazer o meu trabalho funcionar, provavelmente nem pisaria lá. Entendo que a rede não é somente uma reunião de coisas ruins, porém, sempre que acesso a área de postagens, sinto como se estivesse cercado por discursos como o da personagem Sr. Bola de Neve; discursos rasos, falsos, apelativos, e com o único objetivo de manipular.

Isso me incomoda muito, principalmente quando o discurso envolve questões sobre IA generativa no campo criativo. Não vou entrar muito nesse assunto porque esse é um texto de making of, mas, só para resumir: nada que eu faço utiliza IA generativa, nada que eu fiz utilizou IA generativa, e não tenho a menor pretensão em sequer testar IA generativa. Eu realmente não acho que o campo criativo tenha qualquer coisa a ganhar com a utilização dessa suposta ferramenta, então, fuckia!

Retomando: todos temos o nosso(s) modo(s) de lidar com o incômodo, e os meus são me calar ou ironizar. Então, depois de passar esse tempo lendo as postagens, fechei a rede, prometi a mim mesmo que não entraria mais lá e, basicamente, peguei meu caderno de rascunhos/rabiscos e comecei a ironizar os discursos que li, e alguns discursos que minha mente me levou a lembrar, na intenção de cuspir o amargo da boca, ou, se você preferir, de vomitar.

Fotografia do caderno de rascunho com falas satirizadas de falácias comentadas

Fotografia do caderno de rascunho com falas satirizadas de falácias comentadas. Letra linda, não?

Esse processo foi rápido, direto, ríspido e, ao mesmo tempo, um calmante… Foi como desabafar; e quando me dei conta, o desabafo era um discurso apelativo, mas satírico, e isso me fez rir e querer compartilhar. Não só porque achei interessantemente engraçado, mas porque sempre fui uma pessoa que sofreu com o amanhã antes mesmo do hoje realmente começar, e falácias perpetuam esse vício, essa ansiedade, então combatê-la, e ajudar alguém a combatê-la, é algo que me interessa muito e, portanto, é algo ao qual eu quero me dedicar.

Uma Ilustração na Qual Mirar

A história, é claro, têm inspirações em situações reais, mas os alvos das sátiras eram os discursos e não pessoas que fizeram os discursos e, nesse sentido, julguei que seria mais interessante ilustrar a historieta antes de entrar no processo de revisão e reescrita, uma vez que isso me apresentaria a um inimigo representante, e poderia me ajudar a não entrar em um vórtex de crítica a alguém em particular.

Eu sabia que o ponto chave dos discursos eram as falácias, porém meu conhecimento acerca delas se restringia apenas à ideia geral da coisa; ou seja, eu sabia o que eram falácias, sabia de algumas estratégias falaciosas utilizadas, mas não conhecia todos os tipos existentes, e, bom, isso significa que eu também não sabia classificar o que estava no meu caderno. Então, antes de criar a personagem inimiga, foi preciso a realização de uma pesquisa e, do que eu aprendi, pude concluir que o discurso satírico rascunhado utilizava, primordialmente, da Falácia do Espantalho, da Falácia da Bola de Neve e da Falácia Escocesa para tentar convencer o público; e é por isso que o discursante virou um espantalho, chamado Sr. Bola de Neve, que se veste com uma saia escocesa e tem a postura de quem entende tudo e, portanto, pode tudo falar.

Fotografia de alguns dos rascunhos do Sr.Bola de Neve

Fotografia de alguns dos rascunhos do Sr.Bola de Neve. Materiais utilizados.

Eu não espero que os leitores façam a associação direta entre a descrição da personagem e as falácias, e nem acredito que isso seja necessário para entender que o texto é uma crítica por trás do sarcasmo; apenas acho que essas características possam ser interessantes para aqueles que já conhecem as classificações, assim como para aqueles que não conhecem, mas possuem o interesse em pesquisar. Quase como uma sensação de “aaahá!” para quem conseguir associar.

E o resto, o resto é história que já ouviram: revisão e reescrita, múltiplas vezes, até acabar.

Uma Sensação Sobre a Historieta

Hoje tenho a sensação de que essa não é uma historieta que agrada tanta gente, afinal, o lado da história é sucinto, e o que fica mais é a crítica. Sendo sincero, espero que esse não seja o caso, mas, se for, faz parte; no final, prezo pelos sentimentos que um texto quer/tem potencial de passar e estimular, e, quando eu me lembro dessa historieta, não consigo deixar de pensar que esse seria um texto que me atingiria, e um texto do qual eu iria gostar.

Só um elemento para separar as partes

Espero que tenha gostado dessa história por trás da história!

Fiquem bem e nos vemos na próxima 😊

asssinatura TD Vadilho

Apoie a Toca

A criação dessa postagem foi possível graças ao apoio dos leitores. Como forma de os homenagear e agradecer, deixo aqui alguns de seus nomes imortalizados nas páginas desse post ❤️

Nome dos apoiadores, Vania Sousa, Fernanda David, Júlia Dóminas e meus pais, imortalizados na página como forma de agradecimento

Diretamente

Apoie por PIX ou com a compra dos meus livros e ilustrações. Todas as contribuições e compras fazem uma enorme diferença!

Indiretamente

Compras afiliadas geram comissões que me permitem continuar criando. Clique no botão e compre normalmente; o preço não muda :)

Sem custo

Se inscreva na newsletter Cartas em Busca de um Lar e receba um e-mail por mês contendo uma carta e o resumo das novidades!

Inscrever
Fechar

Os imortalizados da vez são escolhidos sem qualquer comparação. TODO apoio faz uma enorme diferença, e escrever o nome de alguns apoiadores foi a forma que encontrei para tornar mais palpável o meu sentimento de gratidão.

Esse sentimento, no entanto, é para com todos vocês que apoiam as histórias. Ainda que seu nome possa não tenha aparecido nessa edição, saiba que os imortalizados da vez estão te representando, e o ato de colocá-los nessa página foi feito com você nos pensamentos e no coração!

Sendo assim, muito obrigado por fazer parte das Historietas ❤️

Mais postagens

como essa, aqui...   

Título da história escrito em letras garrafais, como se fosse um grito. Fundo vermelho para destacar e prender o olhar"
Os Vendedores de Futuro Estão Sempre à Disposição!

Atenção, atenção! Atenção, meus caros. Atenção, venham cá! Isso… Se aproximem mais, se aconcheguem; venham me escutar.

Rosto do Sr. Bola de Neve. Personagem principal da história
Qual a relação entre corvos e pedras? Hein? Qual a relação entre corvos e pedras? Caw-caw!
Pequenos diálogos formam textos. Melhor ainda se tiver uma ilustração de inspiração!

Comentários

• Clique em entrar e escolha entre comentar como anônimo ou com um usuário

• Para receber notificação de respostas, clique em "Inscrever-se por E-mail" depois de entrar :)

Materiais Utilizados

Fechar
Cartas em busca de um lar

Quase tão mágicas quanto as de Hogwarts¹. Cartas mensais, conteúdos especiais, voltados para dividir, inspirar e respirar. Entregues direto no seu email!

Inscrever

Não se preocupe, sua privacidade será respeitada e a qualquer momento você poderá se desinscrever

¹Ainda esperando a minha carta para comparar

Eduardo Pru. O entregador de cartas
©Thiago David Vadilho (TD Vadilho). Todos os direitos reservados.