Fonte: www.tdvadilho.com
Título da história escrito em letras garrafais, como se fosse um grito

Crônicas ( A10 )

  |   Crítica e Satírica

 |  7 minutos

Atenção, atenção!

Atenção, meus caros. Atenção, venham cá!

Isso… Se aproximem mais, se aconcheguem; venham me escutar.

Eí, você aí!

Você mesmo, garoto. Não se acanhe, venha você também para cá.

 Ilustração da Historieta #3 disponível no site www.tdvadilho.com. A ilustração, feita tradicionalmente com nanquim, bic preta e lápis colorido aquarelável, ilustra o Sr. Bola de Neve, um espantalho que veste saia escocesa, discursando e falaciando para o público, tentando os convencer a comprar o seu retiro por meio da falácia do espantalho, falácia da bola de neve e falácia do escocês. © 2023 TD VADILHO (www.tdvadilho.com) -noai-noimageai

Sr.Bola de Neve. Materiais utilizados

Ora, é por isso mesmo que estou te chamando. Eu já calcei esses mesmos chinelos; e eu já estive no seu patamar. Eu já sonhei os seus sonhos; e eu sei, precisamente, o que é estar no seu lugar e se envergonhar. Por isso, não se acanhe. Respire fundo, arrisque-se, e venha cá.

Isso. Excelente, meu bom rapaz. Excelente.

Vocês. Queiram abrir espaço para o futuro, por favor. Cheguem um pouco para lá para ele se sentar, sim? Obrigado. Obrigado.

Vejamos. 10, 50, 90, 120, 145, 150. Ótimo, 150 ouvintes, quase 200. Que maravilha!

Agora, estão todos atentos? Ótimo! Então vamos lá:

O que eu vou falar é uma verdade dura, não se enganem; mas é uma verdade que você deve escutar. Isso é… se você quiser ter o sucesso que me trouxe para cá.

Ora, que bobagem a minha… é claro que você quer ter esse sucesso; é claro que você quer se superar. É claro que você quer vencer nessa vida, e é claro que você quer ser alguém em que os outros vão se inspirar e reverenci… ham-ham… Perdão. Em que os outros vão se inspirar e referenciar.

Escutem bem o que eu vou dizer. Anote isso em algum lugar. Demorei anos para entender, mas a verdade é que a vida é como o mar!

Oh, sim… Como o mar…

Como o mar que, mesmo quando parece calmo, está sempre se preparando para arrasar, arrastar e afundar noventa e nove por cento dos barcos que querem navegar.

“Noventa e nove?”, vocês se perguntam. Sim. Noventa e nove. Está tudo relatado nas pesquisas, vocês podem checar. Mas voltemos ao que importa: sabem por que os barcos afundam? Sabem por que eles perdem para o mar? Porque, meus amigos, nenhum desses barcos se preparou; nenhum desses barcos estava pronto para navegar.

O problema, é que todo o barco, inevitavelmente, precisa navegar. Eles foram feitos para isso. Eles foram feitos para entrar no mar. A questão que nos sobra então é: o que acontece quando o amanhã chegar e o mar parar de se segurar?

Me dói falar, mas, invariavelmente, todos esses barcos vão afundar…

Ficou clara a analogia? Ficou claro que vocês são os barcos que correm o risco de afundar? Espero que sim, porque só um tolo tentaria sobreviver ao oceano sem um navegador experiente para o guiar; principalmente porque todo barco carrega passageiros, e quando você afundar, todos eles ficarão à deriva no mar.

“E agora, sr. Bola de Neve, o que fazer?”…

Se você está se perguntando isso — e eu sei que está. Porque você é inteligente. Porque você quer ficar a par do futuro incerto do mar — não tema! A nossa equipe está pronta para te ajudar. Nós vimos o futuro; nós sabemos como será. Nós sabemos, exatamente, como, quantas, onde, e até mesmo a que horas o mar se revoltará. E acredite: será brutal; logo, logo, milhões irão afundar.

Meu povo, eu suplico que se preparem! Não existe outra opção.

Eu repito: outra opção não há.

Por isso, um retiro é o que propomos. Um retiro imersivo, com técnicas inovadoras e imprescindíveis para você navegar. Um retiro na montanha, no ponto mais alto do mundo, no solo rígido, onde tempestade alguma nos alcançará. Será, portanto, um retiro onde somente o sucesso nos rodeará!

Minha boa gente, preste atenção nessa oportunidade. É a oportunidade da sua vida, e oportunidade igual jamais virá. Ou você se prepara ou afunda no futuro que virá.

Muito bem. Vamos às perguntas! Não temos tempo para gastar.

Você. Aí do canto. Pode falar.

Quanto custa? Ora, não é com esses olhos que você deve olhar. Trata-se de um investimento, uma bagatela de doze vezes tralalá; trata-se, portanto, e acima de tudo, de um investimento no seu futuro bem-estar.

Próximo. Ali na direita, por favor.

Se é espiritual? É claro que sim! O espiritual está intrínseco.

Próxima. Pois não?

Seguro? Mais seguro do que isso não há!

Você, da terceira fileira. Pode falar.

“Mas fulano tentou”… Blá blá blá. Eu já ouvi isso tantas vezes… e adivinha? Depois das tempestades, todos voltam com os rabos encolhidos entre as pernas, quando veem os resultados que conseguimos conquistar. A diferença do que eu estou oferecendo está na qualidade, está na experiência, e está na bagagem. Isso é algo especial; até mágico, eu ouso falar. Isso é algo com o qual você só vai ter contato lá no topo da montanha, onde somente os grandes conseguem chegar.

Uau! Estou surpreso por você achar o futuro tão dispensável a ponto de não valer a pena considerá-lo… Claramente alguém aqui acha um tremendo desperdício investirmos, por exemplo, em segurança, no futuro das crianças ou em desenvolvimento hospitalar.

“Mas ela não disse isso”… Humpf. “Mas”, “Mas”, “Mas”. É só isso que vocês têm a falar? Façamos o seguinte: provem que a minha proposta não daria certo, e eu encerro a apresentação aqui e já. Não conseguem, não é? Eu não esperava nada de diferente. Afinal, já foi comprovado que noventa e sete por cento da população é constituída por céticos e tolos como vocês dois. E é por isso que nenhum de vocês está no meu lugar.

Enfim, paciência. Já disse tudo o que podia; seria errado os manipular. Infelizmente, alguns barcos simplesmente nasceram para afundar.

Alguém mais? Não? Bom. Então é isso, pessoal. Muito obrigado pela atenção. Vocês foram incríveis. Vocês foram excepcionais!

Ah… quantos aplausos generosos!

Obrigado, obrigado…

Por favor, façam fila aqui no caixa; e sejam todos muito bem-vindos à única família que, ao futuro, e no futuro, sobreviverá!

Ora, não há de quê. Os vendedores de futuro estão sempre à disposição!

Os vendedores de futuro estão sempre a “falaciar”! — gritou um terceiro.

Quê?! Quem disse isso?! Quem ousou… Ah, o que importa? É só o terceiro tolo se revelando na multidão de aproximadamente cem pessoas, confirmando todos os dados que trouxemos para revelar. Que ele se junte aos outros dois que foram embora sem adquirir o que os iria salvar; não é meu jovem?

Eu sabia que você tinha futuro! Eu sabia que eu iria te resgatar!

Ícone do rosto do Sr. Bola de Neve

Atenção, ateção!

asssinatura TD Vadilho

Apoie as Historietas

O compartilhamento dessa história foi possível graças ao apoio dos leitores. Como forma de os homenagear e agradecer, deixo aqui alguns de seus nomes imortalizados nas páginas dessa historieta ❤️

Nome dos apoiadores, Rita, Bruna, Dino e Cris, imortalizados na página como forma de agradecimento

Diretamente

Apoie por PIX ou com a compra dos meus livros e ilustrações. Todas as contribuições e compras fazem uma enorme diferença!

Indiretamente

Compras afiliadas geram comissões que me permitem continuar criando. Clique no botão e compre normalmente; o preço não muda :)

Sem custo

Se inscreva na newsletter Cartas em Busca de um Lar e receba um e-mail por mês contendo uma carta e o resumo das novidades!

Inscrever
Fechar

Os imortalizados da vez são escolhidos sem qualquer comparação. TODO apoio faz uma enorme diferença, e escrever o nome de alguns apoiadores foi a forma que encontrei para tornar mais palpável o meu sentimento de gratidão.

Esse sentimento, no entanto, é para com todos vocês que apoiam as histórias. Ainda que seu nome possa não tenha aparecido nessa edição, saiba que os imortalizados da vez estão te representando, e o ato de colocá-los nessa página foi feito com você nos pensamentos e no coração!

Sendo assim, muito obrigado por fazer parte das Historietas ❤️

Mais historietas

como essa, aqui...   

Os vendedores de futuro estão sempre à disposição; e uma parte considerável deles usa o LinkedIN como rede de expressão...
Thumbnail da historieta #8, O Rosnado do Tigre, esccrita e ilustrada por TD Vadilho. A thumb mostra o lettering O Rosnado do Tigre. Título amarelado sobre abstrato alaranjado - © 2024 TD VADILHO (www.tdvadilho.com) -noai-noimageai
O Rosnado do Tigre

...porque eu sempre tive algo com tigres, como uma estranha atração — no fundo acho que todos temos uma ligação insensata com algum animal; a minha é com tigres, meu pai costumava me chamar de Tigrão...

Ilustração de uma mistura de tigre com cachorro rosnando
Imagem para a historieta 'Sonhos são Feitos de Areia', disponível gratuitamente no site www.tdvadilho.com - © 2023 TD VADILHO (www.tdvadilho.com) -noai-noimageai
Sonhos são Feitos de Areia

Sentado no beiral da janela, William soltava fumaça ao ar. Aquele era o seu 5° maço do dia; nicotina o ajudava a não cochilar...

Areaia espalhando-se pelo ar

Comentários

• Clique em entrar e escolha entre comentar como anônimo ou com um usuário

• Para receber notificação de respostas, clique em "Inscrever-se por E-mail" depois de entrar :)

Materiais Utilizados

Fechar
Cartas em busca de um lar

Quase tão mágicas quanto as de Hogwarts¹. Cartas mensais, conteúdos especiais, voltados para dividir, inspirar e respirar. Entregues direto no seu email!

Inscrever

Não se preocupe, sua privacidade será respeitada e a qualquer momento você poderá se desinscrever

¹Ainda esperando a minha carta para comparar

Eduardo Pru. O entregador de cartas
©Thiago David Vadilho (TD Vadilho). Todos os direitos reservados.