Fonte: www.tdvadilho.com

Leituras Favoritas de 2023

Recomendações

 |  Livros , Leituras

 |  9 minutos

Ilustração digital de livros sobre uma mesa. Feita por mim, no photoshop
Conheci uma autora famosa. Reli livros que amo ler. Como pode Neil Gaiman aparecer mais de uma vez? Vai saber...

Olá, tudo bem com você?

Não?! Então não se preocupe, porque vai ficar! Afinal, hoje é sobre livros bons que eu trouxe para compartilhar!

Os livros apresentados a seguir estão na ordem O que eu encontrei primeiro aqui em casa. Uma ordem sem qualquer valor que apenas serve para apontar o fato de que, às vezes, as coisas não estão onde deveriam estar. O meu objetivo aqui não é resenhar os livros, mas simplesmente apresentá-los seguidos de alguns comentários e, eventualmente, de algumas curiosidades que podem não ser curiosas. Então, vamos lá?

O pequeno príncipe

Esse livro provavelmente dispensaria comentários; afinal, merecidamente, costuma aparecer nas listas das melhores obras já escritas. De qualquer forma, aqui está a primeira curiosidade que, talvez, não seja curiosa: O Pequeno Príncipe foi o único livro que passou 2023 inteiro na mesa do meu computador. Primeiro eu o li, mais uma vez, de cabo a rabo; e, depois, eu o pegava e o abria em páginas aleatórias, todas as vezes em que me encontrava perdido em alguma história em que estava trabalhando. Placebo ou não, a verdade é que, ao abri-lo, era como se ele conversasse comigo e, de alguma forma, me ajudasse a encontrar o rumo para a história.

Capa do livro O Pequeno Príncipe, editora: Caminho Suave

Capa do livro O Pequeno Príncipe, editora: Caminho Suave

Como uma segunda curiosidade, um amigo do meu irmão comentou que a historieta O Corvo que Empilhava Pedras lhe fez lembrar do pequeno príncipe, e esse foi um dos comentários mais interessantes que uma historieta minha recebeu. Um comentário com gosto de lasanha — e eu amo lasanha. Então, se você já leu O Pequeno Príncipe, considere ler O Corvo que Empilhava Pedras, é gratuito e sem propagandas 😊😊😊 E, se não leu O Pequeno Príncipe, considere ler O Corvo que Empilhava Pedras e O Pequeno Príncipe também 😅

*Prezando pela transparência: este, assim como os demais, são links afiliados. Comprando através deles você estará contribuindo indiretamente com o site e com o meu trabalho, sem gerar qualquer custo adicional para você.

A Biblioteca da Meia-Noite

Esse foi um livro que eu realmente devorei e que me marcou muito. Lembro-me que o tirei do plástico no começo da tarde, e lembro-me também que só o fechei na madrugada do dia seguinte, quando o terminei. Para mim, a depressão é como caminhar em meio ao limbo, é como tocar o limbo, cheirar o limbo, ver o limbo, escutar o limbo e sentir o gosto desgostoso que existe lá. Para mim, a depressão é como estar no limbo, fazer parte do limbo, mas nunca ser o próprio limbo, porque sempre tem algo mais forte que faz parte de você, e que conversa com você, e que, sabe-se lá como ou porquê, te repele de lá. Vontade de viver? Talvez… Dor de fazer alguém sofrer? Quem sabe… Força divina? Não tenho como afirmar. A única coisa que eu sei, é que esse algo existe, ele é uma mistura de coisas particulares e específicas, e ele sempre está lá. Parte desse algo que me repulsa do limbo está na conversa desse livro, e é por isso que a leitura dele foi tão marcante para mim, porque ela me fez dialogar com uma parte importantíssima do algo que eu precisava conhecer para sair de lá.

Capa do livro A Biblioteca da Meia-Noite - ediotra: Bertrand Brasil

Capa do livro A Biblioteca da Meia-Noite - ediotra: Bertrand Brasil

De coração, eu indico A Biblioteca da Meia-Noite principalmente para aqueles que, assim como eu, tendem a se prender a ideia de como a vida poderia ser, caso ____ (complete aqui da forma como desejar).

The Wolves in the Walls | Os Lobos Dentro das Paredes

The Wolves in the Walls é uma história nonsense (sem sentido) com todo o sentido do mundo, que foi escrita para crianças e para adultos que já foram crianças e que tem uma sonoridade fantástica e ilustrações que, particularmente, acho expressivas e superinteressantes de se olhar. E é por tudo isso que The Wolves in the Walls está nesta lista.

Capa do livro The Wolves in the Walls - editora: HarperCollins Publishers

Capa do livro The Wolves in the Walls - editora: HarperCollins Publishers

Embora a sonoridade da versão em inglês seja um dos aspectos que mais me encanta, e o texto não apresente uma linguagem complexa, entendo que você possa preferir a tradução, e, nesse caso, você consegue encontrar o livro traduzido como Os Lobos Dentro das Paredes.

Coraline

Neil Gaiman outra vez? Sim, fazer o quê 🤷…

Capa do livro Coraline - editora: Intrínseca

Capa do livro Coraline - editora: Intrínseca

Não foi a primeira vez que li Coraline, mas como nunca havia feito uma lista antes, ignorarei este fato (assim como ignorei para O Pequeno Príncipe e para outro livro que falarei mais para frente). De qualquer forma, simplesmente amo a história de Coraline, tanto a história escrita quanto a história (e visual) do stop motion. Em resumo: é mais uma vez Neil Gaiman com um texto espetacular e uma história que dá para sentir o gosto, o toque e o cheiro.

E Não Sobrou Nenhum

E Não Sobrou Nenhum foi o meu primeiro contato com os textos de Agatha Christie e, apesar de ser o tipo de mistério que esconde certas informações do leitor, impedindo que o(s) crime(s) sejam previamente solucionados, o suspense foi realmente interessante e foi mais que o suficiente para me prender na leitura.

Capa do livro E Não Sobrou Nenhum - editora: GloboLivros

Capa do livro E Não Sobrou Nenhum - editora: GloboLivros

Comentário extra: alguns dias depois, encontrei Os Elefantes não Esquecem (edição da Círculo do Livro - ISBN: 9788568192016) em um bazar. Fiquei bem animado e não pensei duas vezes, comprei. Infelizmente não gostei da história, mas a edição tem um aspecto tão interessante na mão que achei legal compartilhar.

Meu Monstro de Estimação

Eu fiz um post exclusivamente sobre este livro há algum tempo atrás. Lá eu falo da minha história com ele, assim como mostro o desenvolvimento de uma capa alternativa que fiz para o meu portfólio. Você pode conferir tudo clicando aqui, se quiser, porém, para deixar um comentário aqui, gostaria de dizer que todo ano eu acabo lendo Meu Monstro de Estimação, simplesmente porque é uma ótima pedida para aqueles dias em que bate a vontade de se ler algo curto, mágico e tranquilo — o que, para mim, costuma ser sinônimo de dias chuvosos.

Capa do livro Meu Monstro de Estimação - editora: Galera Record

Capa do livro Meu Monstro de Estimação - editora: Galera Record

Trilogia fronteiras do univers

Para finalizar, A Bússula de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar encontram-se nessa lista por oferecer pontos interessantes a se pensar sobre, e por oferecer um universo grandioso e fantástico, habitado por personagens de moralidades tão dúbias quanto a realidade tem a oferecer.

Capas dos livros da Trilogia Fronteiras do Universo - editora Suma

Capas dos livros da Trilogia Fronteiras do Universo - editora Suma

Foi muita repetição? Provavelmente. Mas a culpa é da trilogia, que tem muito a oferecer 😀

Só um elemento para separar as partes

Quer saber mais sobre algum destes livros?

Sinta-se à vontade para deixar uma mensagem nos comentários; é só descer um pouco mais a tela. Responderei o mais rápido possível :)

Por hoje é isso, obrigado pela atenção e tenha um ótimo dia 😊

asssinatura TD Vadilho

Apoie a Toca

A criação dessa postagem foi possível graças ao apoio dos leitores. Como forma de os homenagear e agradecer, deixo aqui alguns de seus nomes imortalizados nas páginas desse post ❤️

Nome dos apoiadores, João David, Gabi Almeida, Edna Lima e Joaquim, imortalizados na página como forma de agradecimento

Diretamente

Apoie por PIX ou com a compra dos meus livros e ilustrações. Todas as contribuições e compras fazem uma enorme diferença!

Indiretamente

Compras afiliadas geram comissões que me permitem continuar criando. Clique no botão e compre normalmente; o preço não muda :)

Sem custo

Se inscreva na newsletter Cartas em Busca de um Lar e receba um e-mail por mês contendo uma carta e o resumo das novidades!

Inscrever
Fechar

Os imortalizados da vez são escolhidos sem qualquer comparação. TODO apoio faz uma enorme diferença, e escrever o nome de alguns apoiadores foi a forma que encontrei para tornar mais palpável o meu sentimento de gratidão.

Esse sentimento, no entanto, é para com todos vocês que apoiam as histórias. Ainda que seu nome possa não tenha aparecido nessa edição, saiba que os imortalizados da vez estão te representando, e o ato de colocá-los nessa página foi feito com você nos pensamentos e no coração!

Sendo assim, muito obrigado por fazer parte das Historietas ❤️

Mais postagens

como essa, aqui...   

Ué? Não é só ler?! Certeza que é só ler! Quer dizer: é só ler mais, não? Tem que ser...
Leo e a Baleia montou um acampamento no subconsciente da minha mente e se nega a se retirar, logo, o que mais eu poderia fazer a não ser compartilhar?
A primeira coisa a se dizer é que não, esse não é o Sandman do Neil Gaiman. A segunda coisa a se dizer é que não, isso não é nenhum demérito, apenas uma constatação.

Comentários

• Clique em entrar e escolha entre comentar como anônimo ou com um usuário

• Para receber notificação de respostas, clique em "Inscrever-se por E-mail" depois de entrar :)

Materiais Utilizados

Fechar
Cartas em busca de um lar

Quase tão mágicas quanto as de Hogwarts¹. Cartas mensais, conteúdos especiais, voltados para dividir, inspirar e respirar. Entregues direto no seu email!

Inscrever

Não se preocupe, sua privacidade será respeitada e a qualquer momento você poderá se desinscrever

¹Ainda esperando a minha carta para comparar

Eduardo Pru. O entregador de cartas
©Thiago David Vadilho (TD Vadilho). Todos os direitos reservados.